quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Galera, esse vídeo aqui postado foi feito por mim, no Módulo de Convergência de Mídias na Educação, do curso de Especialização em Mídias na Educação, pelo polo da UAB de Constantina...Apesar de simples, ficou bem legal....Vale a pena assistir...
Um forte abraço a todos!!!!

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Não sei se apareceu o endereço de minha webquest, pois estava só caindo a internet, portanto estou postando de novo:
http://www.webquestfacil.com.br/webquest.php?wq=2035

Galera do Curso de Mídias, aproveitem e explorem...
Um forte abraço!

quarta-feira, 24 de abril de 2013

A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO: PROFESSOR x ALUNO
                                                                                               


Várias vezes a sala de aula acaba se tornando um verdadeiro palco. Isso exige que o professor tenha claro em sua mente seus objetivos para que o ato de ensinar não se torne um simples teatro. Pode ser que o fato tenha emergido devido ao rumo que tomou a educação no Brasil. Como condenar alguns professores que se transformam em verdadeiros atores se o ensino em nosso país muitas vezes é uma comédia, outras vezes é um drama ou uma tragédia, sendo, sobretudo uma aventura.
        É importante que quem deseje atuar na "protagonização" do ensino tenha claro em sua mente que o ensino está, sobretudo fundamentado na palavra. Assim sendo, é fundamental que o diálogo em sala de aula se faça sempre presente. Podemos notar o grande empobrecimento dos livros didáticos que, com o passar dos anos, que cada vez mais apelam para figuras e procuram abandonar os textos. Essa atitude, além empobrecer o material, acaba tornando os alunos "ociosos" e de certa forma prepotentes ao passo que quando se tenta explicar algo com algum artifício mais elaborado eles protestam imediatamente exigindo uma explicação pobre e ingênua.
            O primeiro passo para tematizarmos sobre o diálogo em sala de aula é desmistificar a concepção de que é a reflexão que possibilita o diálogo. O que acontece é justamente o contrário, isto é, é o diálogo que possibilita a reflexão: Quando as pessoas se envolvem num diálogo, são levadas a refletir, a se concentrar, a levar em conta as alternativas, a ouvir cuidadosamente, a prestar mais atenção às definições e aos significados, a reconhecer alternativas nas quais não havia pensado anteriormente e, em geral, realizar um grande número de atividades mentais nas quais não teria se envolvido se a conversação não tivesse ocorrido.
Parece que agora fica fácil de entendermos quais as razões de uma comunidade de investigação primar pelo diálogo em sala de aula. É através do diálogo que se torna possível o desenvolvimento de habilidades cognitivas, o desenvolvimento do raciocínio e da capacidade de argumentação regrados pela lógica, assim como a investigação sobre problemas que nos interessam enquanto seres humanos. Além disso, os participantes da discussão precisam pensar sobre o seu próprio pensamento, ao mesmo tempo em que pensam sobre o pensamento do outro, recorrendo para isso a uma grande quantidade de habilidades cognitivas, já que é necessário reestruturar todo o processo de pensamento na medida em que o diálogo-investigativo se desenrola.
No entanto, enquanto educadores, precisamos ter clareza quanto aos aspectos que caracterizam o diálogo, pois como vimos anteriormente ele não se limita a uma conversação ou discussão. Penso que o espaço escolar é ideal para esses ensaios. É onde os alunos, mediados pelo professor, devem debater e refletir sobre o mundo e a vida. Devem saber ouvir, esperar pela hora de falar, pensar sobre o que falar ponderar, respeitar opiniões. Assim, desenvolve-se a autonomia, a autoconfiança, o respeito mútuo, e os valores perenes para a vida inteira.
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: UM BENEFÍCIO OU UM MALEFÍCIO PARA OS NOSSOS ALUNOS?                                                                         
A área da educação está cada vez mais ampla. Antigamente só estudava quem podia, os livros didáticos eram comprados, nada vinha de graça. Para fazermos nossos trabalhos escolares, nosso único meio era a biblioteca, onde pesquisávamos tudo na famosa “Barsa”. Nossa! Lá sim tinha tudo o que procurávamos! Hoje em dia tudo mudou. Os alunos recebem tudo de graça, desde materiais escolares até livros didáticos. Os livros de pesquisas foram trocados pela internet, ficou tudo mais fácil e prático. Mas até que ponto essa tecnologia está sendo desenvolvida realmente para fins de aprendizado? Está muito complicado levar os alunos na sala de informática para realização de pesquisas, para eles um computador não passa de um brinquedo ou um entretenimento.
Acredito que a maioria dos alunos não está levando a sério os estudos, pois esse avanço tecnológico pode ter auxiliado sim na educação, mas acho que está sendo muito mais prejudicial do que bom. Não precisa mais “bater cabeça” pesquisando em livros, procurando, tudo está ali em apenas um clique do mouse. E até que ponto o que se procura é realmente o que se quer não sei, mas está ali. O “Dr. Google” é o mentor desses alunos, é ele que soluciona os problemas, é nele que eles acham tudo, desde pesquisas escolares até jogos, aplicativos e demais coisas de seu interesse. Nós educadores, estamos fracos perante essas máquinas, não sabemos mais como lidar com elas para fins escolares, tem muita coisa para os educandos mais interessante que conteúdos e informações que ajudariam no processo de ensino-aprendizagem.  Aí então concordo com Setzer, que diz: “O que o  computador preenche de maneira mecânica, a gente tenta preencher de maneira humana”, mas não é o suficiente para eles, parece que tudo está mais interessante que um professor na frente da sala de aula explicando, é como se explicássemos para as paredes ás vezes.
Na minha área, por exemplo, fica complicado dar um trabalho para ser realizado em casa. Sou professora de Inglês, e na sala de aula ainda consigo os fazer pesquisarem no dicionário, mas em casa pode ter acesso ao tradutor da internet, claro, é muito mais cômodo, mas não ocorre aprendizado assim, é só digitar o texto no computador que em menos de um minuto está pronto. Não se forma vocabulário nenhum ali, pois eles não sabem o que realmente cada palavra significa, e muitos nem leem o texto, só copiam e colam e pronto, tarefa feita, mas aprendizado zero. Mas tudo bem, as mídias e tecnologias vieram com tudo e estão dominando o ambiente escolar, vamos ter que achar um jeito de fazer com que os computadores, por exemplo, sejam usadas para fins de aprendizado, e não somente para a futilidade.
 Então lanço a seguinte questão as pessoas que tem acesso a este Blog para que possamos trocar ideias:
Na sua opinião, as mídias podem ajudar ou atrapalhar no ensino-aprendizagem dos alunos? Por quê?

terça-feira, 23 de abril de 2013

Algumas ideias de textos para usar em sala de aula:

6º Ano
" God cannot be every place and for that he made the mothers ".   
 
The mothers' heart is an abyss in the bottom of which always meets a pardon ".
 
" A stronger love than everything, more obstinate than everything, more durable than all ,é only the mother " love.  
 
The mother understands until what the children don't say ".
 
" A mother is capable to teach more than a hundred teachers ".
 
The hand that moves to the cradle is the hand that orders in the world ".

 7º Ano

Mother.... 
Mother is the conception, mother  is patience, mother  is the love, mother  is the friendship, mother  is the safe port, mother  is understanding, mother  is blessing of God, mother  is affection, mother is caress,  is the presence of God. 
God cannot be every place and for that he made the mothers. The mother understands until what the children don't say. 
 Mother: small word, but with an infinite meaning, because she wants to tell love, dedication, renouncement to itself own, it forces and wisdom. To be mother is not only to give the light and yes, to participate in the life of your generated fruits or servants. Thank you for terms you. 

8º Ano


Mother, Today is Your Day 
 
Mother, your day is of a lot of happiness. 
Your presence among us is satisfaction. 
Your affection is as the brilliant sun 
That lights up and it heats up our heart. 
Your word friend is everything. 
It is a page open of a lot of knowledge, 
That it indicates us in the long roads, 
The best way of in the world to live. 
 
Your soft smile is as a flower 
That to the beginning, she reveals us love 
That spill on all your children. 
 
Your image is as a moonlight night, 
Contemplated gently in the immense sea. 
It is a light ray… it is the grace of God! 
 
9º Ano

Things of Mother 
 
If the children are well fed, 
It is her that feels satisfied. 
They are smiling and happy, 
It is her that one catch also smiling. 
They are been of new clothes, 
It is her that feels beautiful. If they are going well at the school, 
It seems that the school use belongs to her. 
They settle new friends, 
It is her that feels popular and wanted. 
They are traveled to new places, 
It is her that tans the walk, same staying home. 
To each goal that you/they reach or trophy that you/they win, 
It is her that tans the victory sensation. 
It starts to like of rock, 
Even if before was not able to nor to hear. 
It passes the glance with sympathy, 
The idols and your children's loves. 
It starts to adore dogs, 
Even if before only liked cats. 
Unnecessary to say that she sits down, 
When some thing gives wrong, because, for table, 
She will feel in triple dose, 
Each tumble, Each loss, Each failure, Each disappointment. 
Everything this is… Things of Mother!

Esses são apenas alguns textos de ideias para trabalhar pronúncia e tradução em sala de aula. Pode-se usar tatmbém em pequenos grupos e depois cada grupo apresenta ao grande grupo em forma de gravuras, traduções e etc...

ENGLISH ALPHABET


A    (ei)
B    (bi)
C    (ci)
D    (di)
E    (i)
F    (éf)
G    (dji)
H    (eitch)
I     (ai)
J     (djei)
K    (kei)
L    (él)
M    (ém)
N    (én)
O    (ou)
P    (pi)
Q    (kiú)
R    (ar)
S    (és)
T    (ti)
U    (iú)
V    (vi)
W   (dabliú)
X    (éks)
Y    (uái)
Z    (zi) (zéd)
Você sabe como vivem os Ingleses? Como é sua Cultura? Vamos conhecer???
                Os Ingleses como qualquer povo matem hábitos e culturas diferenciadas, que para nós Brasileiros se torna até um tanto engraçada. Vamos conhecer algo sobre eles? Bom, eles moram em subdivisões, no Reino Unido, em nações ou grupos étnicos. Normalmente são bem sucedidos financeiramente, moram em casas belíssimas, ou seja, mansões.
Suas vestimentas variam: gostam de usar roupas de grifes famosas, os homens gostam muito de calças Jeans apertadíssimas e rasgadas, já as mulheres, gostam de túnicas, casacos grandes e soltos, golas altas, lenços no pescoço, perucas mais ousadas possíveis, salto alto, e uma grande curiosidade: 10% dos Ingleses usam as roupas íntimas por 3 dias.
                Os esportes preferidos são: Futebol Americano (Soccer), golfe, tênis e a corrida do queijo (mais adiante veremos).
                A economia do povo Americano é voltado para a área da Agricultura, pecuária, pesca, Silvicultura (cultivo de madeira), mineração, manufatura e construção.
                Cultivam como principais produtos agrícolas: laranja, limão, amendoim, algodão, maçã, morango, milho, soja, trigo, cana-de-açúcar e uva.
                O clima varia de região para região, há partes ( a maioria) que é temperado e subtropical, e o restante varia muito: polar, mediterrâneo, continental (verões muito quente e invernos muito frio).
                As línguas que falam são praticamente três: Inglês, Alemão e Espanhol, claro que tem exceções como no Brasil, que podem falar outras línguas, mas essas são as principais. Além disso, acham uma enorme dificuldade de aprender o nosso português, tanto que preferem o Espanhol para o aprendizado.
                As datas comemorativas que são festejadas por eles são: New Year (01/01), Martin Luther Day (3ª segunda-feira de janeiro – em memória ao líder cívico pelos direitos da minoria), President’s Day (3ª segunda-feira de fevereiro), Valentine’s Day (14/02), Memorial Day (última segunda-feira de março – em honra aos que morreram em serviço da nação), Teacher’s Day (1ªterça-feira de maio), Independece Day (04/05), Mother’s Day (09/05), Father’s Day (3º domingo de junho), Labor Day (1ª segunda-feira de setembro), Colombus Day ( 2ª segunda-feira de outubro – em honra a descoberta da América de Cristóvão Colombo), Halloween (31/10), Thanksgiving (4ª quinta-feria de novembro), Student’s Day (17/11), Children’s Day (20/11 –mas varia de estado para estado),  Christmas (25/12).

CURIOSIDADES????
  • Adoram comer frutas: banana e maçã e frango frito: Bebem muito: capuccino, chá com leite, vinho e cerveja (em cada esquina há um bar); Nunca conferem o troco em uma compra; Adoram comida “fast food” (rápidas e bobagens) Não fazem questão de ter carro, andam mais de transporte público; Fazem competições de quem tem o jardim e as flores mais bonitos; Correm atrás do queijo (brincadeira na qual vão em uma ladeira e largam peças de queijo – redondas- e correm atrás desesperados) Andam sempre com um livro embaixo do braço ou MP3 (lêem muito);  São extremamente educados, qualquer coisa dizem: “I’m sorry”, “Thank”, “excuse me”, “please”... Se esparramam em qualquer gramado com sombra que enxergam; O feijão deles é doce; Brincam na Páscoa de “caça ao ovo” (ovos de chocolates são escondidos em casa e quem acha mais fica com mais ovos) O café da manhã é pesado: bacon, ovos, salsichas, tomate na chapa, feijão; As mulheres usam bolsas enormes e quando querem procurar alguma coisa, se agacham aonde estão e largam a bolsa no chão e ficam lá por meia hora fuçando e tirando tudo de dentro.
Ideia de um cartão simples e bonito para o dia das mães.
E para quem já é mamãe: Happy Mother's Day!"

domingo, 21 de abril de 2013

A língua Inglesa veio chegando devagar nas escolas...Antes era apenas mais uma língua estrangeira, hoje é a segunda mais falado no mundo. Qualquer objeto que compramos vem com o manual, e muitas vezes somente em Inglês ou outras línguas mais desconhecidas ainda. Celulares, computadores, entre outros equipamentos, tem funções somente em Inglês. Com nisso, que a Língua Estrangeira Moderna, está sendo muito mais procurada pelas pessoas, e hoje é uma matéria indispensável a ser estudada na escola. Mas como tornar o Inglês mais fácil, dinâmico e divertido, para que nossos alunos realmente gostam da matéria estudada? Essa é uma questão em destaque: tirar a impressão de que essa matéria é difícil de aprender, ou chata, o que muitas vezes é vista pelos alunos. Então criei esse Blog, com o intuito de publicar ideias de aulas diferentes, exercícios entre outros, para auxiliar professores que buscam essa resposta. Espero que seja de grande valia a esses profissionais, e que de uma ou outra forma possa auxiliar em seu trabalho. Um forte abraço à todos!